Pix passa a contar com novas medidas de segurança

Por Rafaela Gomes Alves


Nesta terça-feira (16/11), passaram a valer as novas medidas de segurança aplicáveis às transações de PIX.


Dentre elas, ressalta-se o Mecanismo Especial de Devolução, que já havia sido aprovado pela Diretoria Colegiada do Banco Central em junho deste ano, através da Resolução nº 103/21. O Mecanismo irá agilizar o ressarcimento de vítimas de fraude ou de falhas operacionais das Instituições Financeiras, de forma que padronizará as regras e os procedimentos para viabilizar a devolução de valores pelo prestador de serviço de pagamento ou do usuário recebedor, por iniciativa própria ou solicitação do usuário pagador.


Outra medida de segurança que passou a valer é a notificação de infração, que permitirá que os bancos marquem a chave PIX e o número da sua conta de usuário em casos de fundada suspeita de fraude, possibilitando o compartilhamento de tais informações a outras instituições financeiras.


Além disso, as instituições bancárias deverão adotar, no mínimo, mecanismos de proteção de dados iguais aos implementados pelo Banco Central.


Ficou com dúvidas ou gostaria de maiores informações sobre o tema? Entre em contato conosco para que possamos melhor orientar.


1 visualização0 comentário