top of page

INMETRO inicia “Plano Nacional de Vigilância de Mercado” que terá duração de 90 dias no país todo

Por Laís Kestener Stehling


No último dia 11, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO – deu início à operação nacional no comércio e indústria, com objetivo de coibir irregularidades.

O “Plano Nacional de Vigilância de Mercado” conta com ações de fiscalização em todos os estados brasileiros, de maneira simultânea e terá a duração de 13 semanas consecutivas. A cada semana um produto ou instrumento de medição será o foco da fiscalização, começando pelas balanças comerciais. Com o passar das semanas serão analisados taxímetros, brinquedos, capacetes, sistemas de GNV (gás natural veicular), dentre outros.

Para além de coibir práticas ilegais, o INMETRO busca também orientar as empresas fornecedoras e até mesmo os consumidores sobre os riscos do não atendimento aos regulamentos vigentes. O Instituto sinalizou, ainda, a importância da fiscalização para garantir o equilíbrio da concorrência no mercado nacional, uma vez que fornecedores que deixam de seguir as normas tendem a possuir vantagens comerciais desleais.

1 visualização0 comentário
bottom of page