Direito do Trabalho: A Importância da Consultoria Jurídica para os Acordos Extrajudiciais



Os empreendedores brasileiros enfrentam diversos desafios no exercício de sua atividade profissional. Um dos maiores desafios atualmente é administrar os recursos humanos de forma a prevenir demandas trabalhistas e resolver extrajudicialmente eventuais conflitos, conciliando os interesses do empregador e os direitos do trabalhador.


As medidas extrajudiciais são mais vantajosas ao empregador e devem ser preferidas ao invés de uma ação trabalhista. Em regra, os processos judiciais demandam altos recursos financeiros das empresas, pois envolvem profissionais diversos, custas processuais e ressarcimentos financeiros, bem como são vagarosos e burocráticos, exigindo acompanhamento por longos períodos e diferentes instâncias do Poder Judiciário.


Uma forma eficiente de prevenir demandas trabalhistas e solucionar conflitos é a contratação de consultoria jurídica especializada pelo empregador. Por meio de orientações técnicas permanentes, os consultores podem esclarecer sobre as adequadas condições de trabalho dos colaboradores em conformidade com a área de atuação da empresa e podem facilitar o acordo extrajudicial, pois conhecem a realidade da empresa e as necessidades do colaborador.

Atualmente, em razão do isolamento social adotado para evitar a transmissão do Corona Vírus, muitas empresas precisaram adequar-se a essa nova realidade, disponibilizando equipamentos e outras formas de proteção aos seus colaboradores. Nesse caso, consultores poderão esclarecer sobre as novas medidas, conforme a nova legislação específica para o enfrentamento da Pandemia e propor acordos juridicamente válidos sobre a redução ou alternância da jornada de trabalho.


Portanto, a consultoria jurídica preventiva dos conflitos é fundamental para que os empregadores tenham segurança na gestão dos conflitos e possam dedicar-se com mais qualidade às atividades comerciais de seu empreendimento. Havendo dúvidas sobre a consultoria preventiva e a solução extrajudicial de conflitos, advogados especializados poderão apresentar esclarecimentos adequados ao caso concreto.


Ficou com dúvidas sobre o assunto ou gostaria de mais informações sobre o tema? Entre em contato conosco para que possamos melhor orientar.


Ficou com dúvidas ou gostaria de maiores informações sobre o tema? Entre em contato conosco para que possamos melhor orientar.


12 visualizações0 comentário