Compra do primeiro imóvel pelo SFH tem desconto de 50% no registro e escritura

Por Ana Beatriz Fernandes Peres


Pouco difundido entre os consumidores, o artigo 290 da Lei de Registros Públicos (Lei 6.015/73) traz aos adquirentes do primeiro imóvel residencial, por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), o benefício do desconto de 50% no pagamento de emolumentos de registro e escritura.


Para comprovar a condição de primeira aquisição, os cartórios exigem que o adquirente apresente declaração de próprio punho afirmando tratar-se da primeira compra por meio do SFH. A condição, contudo, também pode ser informada pelo banco financiador ou, ainda, por meio de certidão negativa de propriedade, que o comprador pode requerer no registro imobiliário de onde reside.


O desconto não pode ser obtido como reembolso e deve ser solicitado antes de efetuar o registro. Desta forma, o adquirente que se enquadre nos pressupostos da Lei deve solicitar o benefício por meio de requerimento em cartório.


Por fim, importante frisar que o desconto incide apenas sobre os emolumentos ou taxas de cartório, ou seja, não engloba o ITBI ou eventuais outros tributos.

4 visualizações0 comentário