Anvisa estende validade dos testes para Covid-19 estocados pelo governo

Por Amanda Przsiczny Capalbo



Após notícias revelarem que o Ministério da Saúde estaria com mais de 7 milhões de testes para Covid-19 próximos da data do vencimento, a Anvisa aprovou a extensão do prazo de validade dos testes que o governo federal mantém em estoque.


A diretora da Anvisa esclareceu que a decisão obedeceu a critérios técnicos, levando em consideração o aumento mundial de novos casos da doença. Com isso, a extensão vale por 4 (quatro) meses a partir do vencimento original.


O vencimento inicial de parte dos produtos comprados já ocorreria neste mês de dezembro e outros kits estavam com os vencimentos programados para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2021.


Segundo o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a extensão da validade já estava programada desde o momento em que os testes foram adquiridos.


A Anvisa exigiu, ainda, que os lotes comprados sejam analisados mensalmente para que seja atestada a eficácia e realizado um monitoramento sobre todas as fases de manipulação dos medicamentos.


Ficou com dúvidas ou gostaria de maiores informações sobre o tema? Entre em contato conosco para que possamos melhor orientar.


10 visualizações0 comentário