top of page

ANATEL aprova designação do número 0304 para atividades de cobrança

Por Fábio Korenblum


O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou em 03/11/2022 a designação do Código Não Geográfico 0304 para atividades de cobrança, tal como já realizado com o código 0303 para telemarketing ativo.


O objetivo da medida é permitir aos usuários dos serviços de telecomunicações identificar as chamadas de cobranças, sob a justificativa de que estas seriam ofensoras em termos de volume de chamadas curtas no país. A medida busca atuar como ferramenta de empoderamento do usuário de telecomunicações, independentemente da situação em que se encontra.


A Anatel entende por reafirmar seu papel para disciplinar e fiscalizar o funcionamento das redes, sob a justificativa de estar sua alçada prevista na Lei Geral de Telecomunicações, que determina o papel da União para regular serviços de telefonia.


Para implantação, a área técnica da Anatel informou sobre a necessidade de abrir consulta pública sobre os procedimentos operacionais. Esta consulta pública ficará aberta por 60 dias para ouvir as contribuições da sociedade e, após a regulação e publicação do ato, as empresas responsáveis terão prazo de 180 dias para a implementação do código 0304 nas chamadas de cobrança.


Para a Anatel, ligações relacionadas a cobranças não se enquadrariam no conceito de telemarketing ativo, razão pela qual não houve obrigatoriedade para as financeiras adotarem o prefixo 0303 para cobrar dívidas. Com a atual medida, a questão deve ser resolvida com o 0304, que permitirá ao usuário identificar com antecedência o objetivo da chamada e bloquear empresas insistentes.

11 visualizações0 comentário
bottom of page