Agência de proteção ao crédito é autuada por tratamento abusivo de dados pessoais

Por Giovanna Barbieri

O Órgão fiscalizador de proteção de dados do Reino Unido, Information Commisioner’s Office (ICO), autuou empresa pertencente ao grupo das Credit Reference Agencies (CRAs).



Em 2018, o ICO iniciou investigação para apurar eventual tratamento de dados pelas empresas relacionadas ao grupo mencionado, realizado sem o consentimento de seus respectivos clientes, prática esta considerada abusiva.


Agora autuada, a empresa responsável deverá fazer mudanças estruturais no tratamento de dados relacionados ao seu marketing direto. As informações disponibilizadas no site da empresa não eram claras quanto ao tratamento de dados e modificações deverão ser feitas para que os titulares sejam informados sobre como os seus dados serão retidos ou eventualmente utilizados.


As demais CRAs aproveitaram o ocorrido e também mudaram suas práticas e reavaliaram os serviços disponibilizados aos seus clientes. A solicitação do ICO deverá ser atendida até julho de 2021, de modo que caso a empresa não cumpra com as ações impostas, poderá ser multada em até £ 20 milhões ou 4% de seu faturamento anual mundial.


Ficou com dúvidas ou gostaria de maiores informações sobre o tema? Entre em contato conosco para que possamos melhor orientar.


1 visualização0 comentário

©️ ️ Copyright 2020 – Vezzi, Lapolla Mesquita Advogados.

  • White Instagram Icon
  • LinkedIn - Círculo Branco